O Estilo Industrial
Uma das tendências em alta no design de interiores para o ano de 2017 é o chamado estilo INC. Sua inspiração vem da Nova York dos anos 50, quando antigas fábricas da cidade começaram a ser substituídas por apartamentos e lofts, que mantiveram detalhes da estrutura industrial em sua decoração.
O ponto chave do INC é manter o aspecto do ambiente mais cru, utilizando de cores sóbrias e materiais e texturas como madeira, tijolos, concreto e metal. Paredes com tijolos a vista ou concreto são características padrão deste estilo, juntamente com o uso de madeira de demolição e metais aparentes no teto e paredes. Na decoração, vale utilizar quadros negros, objetos com estética vintage, além de sofás e tapetes para deixar o ambiente mais acolhedor.
Mas ao seguir essa tendência, tome cuidado: sobrecarregar o espaço com detalhes fabris pode causar uma impressão de desleixo, que não é a desejada. Para manter a harmonia do ambiente, é importante que esses aspectos sejam combinados com características – como móveis e iluminação – com estilo contemporâneo, dando um ar despojado e descontraído ao ambiente.
CARTELA DE CORES
CARTELA DE TEXTURAS
CONCRETO E TIJOLO
A inspiração no design industrial tem muito a ver com as características primarias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de tijolo e cimento. O acabamento fica a cargo da suavidade do decor que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes. Escolha materiais naturais como a madeira, tecidos macios como o algodão e a lã, ou ainda aposte no fake fur.
ENCANAMENTOS E VIGAS APARENTES
Os encanamentos e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua presente no estilo industrial. Quando colocados em evidência instantaneamente criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. O truque é equilibrar o peso dos metais expostos dando vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.
PORTAS E JANELAS LARGAS
Fazem parte das estruturas industriais as portas de estilo rustico e janelas largas de vidro e ferro. As portas dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. As janelas exploram a iluminação natural.
O ‘DOIS EM UM’
O estilo industrial é também sobre a otimização dos espaços. Os ambientes não apenas se fundem, mas acumulam funções. Uma sala pode se transformar em quarto quando cai a noite, por exemplo. Ou sua cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente. Tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade.
ACESSÓRIOS
Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios. Invista em lâmpadas e bancos de metal, um acabamento em materiais rudimentares e uma combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.
PISO DE CIMENTO QUEIMADO OU MADEIRA
O material, como já falamos, é extremamente versátil e durável, e pode ser usado não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas. A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e, se você morar em algum lugar muio quente, ele vai ser muito mais que bem-vindo. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.
Uma ótimo forma de entrar neste estilo de piso é através do investimento em porcelanatos ou cerâmicas que imitam essas texturas.