O Estilo Industrial

Uma das tendências em alta no design de interiores para o ano de 2017 é o chamado estilo INC. Sua inspiração vem da Nova York dos anos 50, quando antigas fábricas da cidade começaram a ser substituídas por apartamentos e lofts, que mantiveram detalhes da estrutura industrial em sua decoração.

O ponto chave do INC é manter o aspecto do ambiente mais cru, utilizando de cores sóbrias e materiais e texturas como madeira, tijolos, concreto e metal. Paredes com tijolos a vista ou concreto são características padrão deste estilo, juntamente com o uso de madeira de demolição e metais aparentes no teto e paredes. Na decoração, vale utilizar quadros negros, objetos com estética vintage, além de sofás e tapetes para deixar o ambiente mais acolhedor.

Mas ao seguir essa tendência, tome cuidado: sobrecarregar o espaço com detalhes fabris pode causar uma impressão de desleixo, que não é a desejada. Para manter a harmonia do ambiente, é importante que esses aspectos sejam combinados com características – como móveis e iluminação – com estilo contemporâneo, dando um ar despojado e descontraído ao ambiente.

 

CARTELA DE CORES

img-2d3fec9b22a9d40e

 

CARTELA DE TEXTURAS

img-7de6bb72afbb7865

 

CONCRETO E TIJOLO

A inspiração no design industrial tem muito a ver com as características primarias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de tijolo e cimento. O acabamento fica a cargo da suavidade do decor que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes. Escolha materiais naturais como a madeira, tecidos macios como o algodão e a lã, ou ainda aposte no fake fur.

5-traços-de-uma-decoração-em-estilo-industrial-VIII

 

5-traços-de-uma-decoração-em-estilo-industrial-XX

 

ENCANAMENTOS E VIGAS APARENTES

Os encanamentos e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua presente no estilo industrial. Quando colocados em evidência instantaneamente criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. O truque é equilibrar o peso dos metais expostos dando vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.

 

tubulacoes-eletricas-aparente-1104251

 

01

 

PORTAS E JANELAS LARGAS

Fazem parte das estruturas industriais as portas de estilo rustico e janelas largas de vidro e ferro. As portas dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. As janelas exploram a iluminação natural.

5-traços-de-uma-decoração-em-estilo-industrial-XIX

 

O ‘DOIS EM UM’

O estilo industrial é também sobre a otimização dos espaços. Os ambientes não apenas se fundem, mas acumulam funções. Uma sala pode se transformar em quarto quando cai a noite, por exemplo. Ou sua cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente. Tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade.

5-traços-de-uma-decoração-em-estilo-industrial-XXII

ACESSÓRIOS

Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios. Invista em lâmpadas e bancos de metal, um acabamento em materiais rudimentares  e uma combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.

decoracao-industrial-5

luminarias-com-pendentes-para-uma-iluminacao-na-decoracao-industrial-4

Luminarias-com-pendentes-para-uma-iluminacao-na-decoracao-industrial-9

PISO DE CIMENTO QUEIMADO OU MADEIRA

O material, como já falamos, é extremamente versátil e durável, e pode ser usado não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas. A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e, se você morar em algum lugar muio quente, ele vai ser muito mais que bem-vindo. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.

Uma ótimo forma de entrar neste estilo de piso é através do investimento em porcelanatos ou cerâmicas que imitam essas texturas.

06-casa-moderna-decorada

cimento-queimado-17

11-ideia-pendentes-cabos-expostos

17-apartamento-sala-industrial