Isolamento térmico para telhado: Vantagens e Cuidados

O uso do isolamento térmico para telhado é uma ótima opção para quem deseja investir em ambientes com temperatura agradável.

Hoje em dia existem inúmeros produtos e técnicas para os diversos tipos de cobertura. Algumas opções já estão até incorporadas nas telhas, como é o caso da telha sanduíche.

Mas, como toda técnica construtiva, o isolamento térmico para telhado deve ser feito de maneira adequada. É importante investir em um produto de qualidade e mão de obra especializada, caso contrário você perderá todo o potencial do isolante térmico.

O isolamento térmico também é uma alternativa para construções com grande apelo ecológico, em especial, as construções que desejam algum tipo de certificação. Isso é resultado do seu potencial de colaborar com um ambiente agradável de forma econômica e ambientalmente correta, quando comparado aos sistemas de ventilação convencionais.

Veja a seguir mais informações importantes sobre o isolamento térmico para telhado.

Vantagens de utilizar um isolamento térmico para telhado

A principal vantagem de se utilizar isolantes térmicos em telhado é o seu objetivo principal, ou seja, garantir que a temperatura interna do ambiente se mantenha estável. Isso proporciona um ambiente agradável sem o uso de sistemas de ventilação convencionais, como o ar condicionado.

O uso dos isolantes térmicos é importante não só em locais de muito calor, mas também em regiões de muito frio. Pois ele retém o calor do interior da edificação, reduzindo o custo com aquecedores.

Outra vantagem considerável é a redução dos custos operacionais. O uso constante do ar condicionado gera um consumo alto de energia elétrica, logo quando o ar condicionado é eliminado a redução do consumo de energia é inevitável.

Os isolantes também colaboram na proteção do engradamento do telhado, pois impedem a propagação da umidade na madeira. Isso faz com que o período de vida útil da madeira seja preservado.

Em edificações com lajes, o isolamento impede a penetração de umidade e auxilia na conservação da estrutura e impede a proliferação de mofo e bactérias.

Também é possível enumerar inúmeros benefícios decorrentes de um ambiente confortável termicamente, como a melhor conservação de produtos estocados e melhor conforto para usuários e como consequência o aumento da produtividade.

Como escolher o isolante térmico para seu telhado

Como falado anteriormente, existem inúmeras opções de produtos e técnicas para um bom isolamento térmico para telhado. Existem produtos com características distintas, que variam conforme o tipo de telhado, a temperatura do ambiente e o investimento financeiro.

Para escolher bem o seu isolante é importante levar em consideração:

  • Temperatura externa e temperatura interna desejada;
  • Fontes internas de calor;
  • Uso da construção, como ambiente industrial ou residencial;
  • Tipo de telhado e material do engradamento;
  • Existência de laje ou forro de madeira;
  • Recursos financeiros disponíveis.

O melhor a fazer para ter um bom isolamento térmico é contar com o auxílio de um profissional com experiência no assunto. Você pode encontrar esta assessoria com profissionais que vendem os isolantes térmicos, é claro que você deve consultar um vendedor de confiança que queira realmente resolver seu problema e não te vender apenas um produto.

Para grandes obras que requerem um cuidado maior com o conforto do ambiente é fundamental contratar um projeto específico de isolamento térmico. Assim, todo o ambiente será avaliado e indicado a técnica construtiva adequada para garantir um bom isolamento.

As principais opções de isolantes térmicos para telhados são:

  • Lã de rocha;
  • Lã de vidro;
  • Fibra cerâmica;
  • Silicato de cálcio;
  • Poliestireno expandido;
  • Poliuretano.

É importante consultar as informações técnicas de cada um para escolher o melhor par sua obra. Para isso, consulte os catálogos técnicos dos fornecedores e veja características importantes como espessura, forma de utilização e preço.

Qual o custo do isolamento térmico?

O investimento inicial para um bom isolamento térmico varia consideravelmente com o material escolhido.

É importante levar em conta não só o custo da compra do material, mas também todas os outros serviços envolvidos, em especial, o custo da mão de obra para a instalação.

Na avaliação do custo de cada tipo de isolamento é importante levar em consideração o potencial de conservação da temperatura do ambiente. Cada material possui um potencial específico, assim, uma técnica com um custo inicial mais alto pode gerar uma economia maior durante a utilização da edificação.

Leve em conta o custo e os benefícios de cada técnica de isolamento térmico para telhado. O preço não deve ser o único balizador para a aquisição do isolante térmico.

Finalizando

Para não falhar com o isolamento térmico para telhado invista em produtos de alta qualidade e mão de obra especializada. Assim você não terá problemas e poderá usufruir de um ambiente de qualidade e agradável.

Fonte: Engenharia Concreta | Eduardo Daldegan