8 Tendências de Cores para 2017

Assim como acontece na moda, as marcas de tintas fazem um estudo minucioso e antecipam as cores que farão sucesso e dominarão os ambientes. A norte-americana Behr anunciou uma lista de tons para 2017, dividas em três paletas: confiante, composta e confortável. Basicamente, a confiança carrega tons fortes, atrevidos e mais chamativos. Perfeita para pintar uma parede ou apenas dar um destaque pintando uma porta, por exemplo. A composta traz na sua paleta tons mais sóbrios, ótima para quem opta por um design mais tradicional ou contemporâneo. O conforto são cores leves, num tom pastel, mais apagadas. E aí? Já tem a sua favorita? A escolha, depende unicamente de você e qual a sensação que deseja passar no seu espaço.

AZUL ESCURO

parede-na-cor-azul-escuro-1170107

Vamos começar com a paleta de cores que pertencem a paleta de “Confiança”, dentro dela está o azul escuro. É um tom que, sem dúvida, não passará despercebido no ambiente escolhido. A cor é muito versátil e fica linda quando combinada com cores neutras como branco, cinza e creme, garantindo sobriedade. Além disso, fica muito harmoniosa a combinação do azul com a madeira, por exemplo. Caso você queira ousar, combine com outra cor forte como o amarelo. O resultado será incrível.

VERDE

parede-verde-1171590

Os amantes do verde podem comemorar! Ele também está dentro das cores que prometem ser um sucesso em 2017. Assim como o azul, o verde combina muito bem com madeira, cinza, branco e, ainda, com o preto. Além disso, se você acredita na colorimetria, o verde simboliza esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Para os designers, a cor é associada à luxo e sofisticação. Independente disso, o verde é um tom de fácil combinação, invista na cor e renove algum ambiente da sua casa.

VERMELHO

vermelho-1172013

Ainda dentro da paleta da confiança, o vermelho, assim como suas nuances, também estará em alta. É inegável, a cor traz vida para a decoração por ser uma cor vibrante que remete a força, poder e energia. É um tom que combina com muitas outras cores e diversos materiais.

CINZA

quarto-com-parede-cinza-1171584

Passando para a paleta composta, temos o cinza marcando presença (em mais de um tom), que além de elegante e sóbrio, é muito versátil. A cor combina perfeitamente com o branco ou off white, formando uma dupla que não tem erro, proporcionando aconchego. Se o seu objetivo for ousar,  mescle com uma cor viva para deixar o espaço escolhido mais alegre e jovial. O amarelo, o vermelho ou o azul são cores que também ficam incríveis em conjunto com o cinza. Invista!

TONS TERROSOS

sala-em-tons-terrosos-1171998

Ainda na paleta composta, temos uma combinação de tons terrosos, como o areia, com um toque de marrom e tons profundos como magenta. Essas tonalidades têm o poder de dar um toque mais intimista e sofisticado, quando o assunto é a decoração da sala. Estudos comprovam também que toda a gama de marrons e beges tem um efeito terapêutico, agindo positivamente sobre as pessoas, aliviando problemas emocionais.

AMARELO PASTEL

tons-pastel-em-casa-1172000

Entrando na paleta confortável, que possui uma série de tons pastel, entre eles o amarelo, perfeito para criar um ambiente tranquilo, sem peso. Se você adora esses tons mais apagadinhos, aproveite o momento para incorporá-los em sua casa de maneira moderna e divertida. Você pode combinar o amarelo com o azul e o verde, por exemplo.

AZUL

azul-claro-1172012

O tema confortável apresenta um azul suave que é ótimo para iluminar um espaço pequeno e animar um ambiente neutro. Essa cor combina muito bem com cores neutras como o cinza, bege e branco. Para os mais ousados, também proporciona combinações incríveis com o verde, amarelo ou com tons mais quentes, como o pink e o laranja. O azul também combina muito com a tonalidade da madeira.

ROSA
rosa-1172011
O rosa, que já esteve em alta em 2016, permanece em 2017, dentro da paleta de conforto. Muitas vezes associado a ambientes infantis ou muito femininos, o rosa é um desafio para os decoradores. Mas é possível utilizar a cor sem cair no óbvio. O rosa pode aparecer além da tinta da parede e ir para os móveis, por exemplo, como no estofado do sofá ou cadeiras. O rosa pode ainda estampar cortinas ou almofadas. Opções não faltarão.
Fonte: Habitadissimo